
Em primeiro lugar as Áreas que poderão ter um "tronco comum" ao nível de conteúdos e objectivos, serão a Expressão Dramática e Musical, porque as duas áreas se completam e como são muito importantes na educação da Criança, o Professor/Animador deve desenvolver as mais variadas competências, nas áreas referidas:
. Compreender gestos, sons, ritmos e escrita musical.
. Conhecer músicas e diferentes instrumentos.
. Ser capaz de produzir e / ou criar sons.
. Compreender jogos de comunicação verbal e não verbal.
. Ser capaz de produzir e / ou criar personagens, histórias ou jogos de imaginação.
. Dominar progressivamente a expressividade do corpo e da voz.
Vou exemplificar, seguidamente como é que as outras Áreas de Enriquecimento Curricular e as Áreas Curriculares se podem associar à Expressão Dramática podendo a título experimental, ser leccionadas em conjunto, formando um todo imprescindível à formação da Criança.
1. Movimento:
a) As crianças estão sentadas em círculo. O Professor chama um aluno e diz-lhe que imite um animal só com mímica. Os restantes tentam adivinhar que animal é.
Conversar sobre a imitação feita.
b) Falar noutros animais que poderiam ser imitados. Cada criança vai imitar o animal que desejar (só com mímica).
c) Em círculo vão transformar-se lentamente em diferentes animais segundo indicações do professor. Por exemplo: girafa, elefante, galinha, leão, borboleta, burro, etc.
2. Jogo indutor ao jogo dramático:
O Professor/Animador distribui por cada aluno um pequeno papel dobrado onde registou, previamente, o nome de um animal. O nome de cada animal foi escrito em 2 (3) papeis diferentes. Assim haverá: 2 (3) macacos; 2 (3) elefantes; 2 (3) caracóis; 2 (3) galinhas; 2 (3) girafas; 2 (3) gatinhos; 2 (3) ratinhos e 2 (3) burrinhos.
Desenvolvimento: Num primeiro momento procuram transformar-se corporalmente no animal mencionado no papel, não podendo emitir quaisquer sons. Depois relacionam-se uns com os outros, tentando organizar-se em pares de animais iguais. Quando todos os pares estiverem organizados já é permitida a utilização de sons dos vários animais relacionando-se uns com os outros aos pares. (o professor vai sugerindo situações para motivar o relacionamento entre os diferentes pares).
3. Canção:
a) Mímica
Mostrar quatro dedos;
gesto de fugir com as mãos, bater palmas.
Movimento com o corpo, mãos nas ancas.
requebrando, seguindo o ritmo da música.
b) Dramatização:
Siricoté
1. Eram quatro pretinhos
Todos quatro da Guiné
Deitaram a fugir
Cantando o Siricoté.
Siricoté, siricoté
Eram quatro pretinhos da Guiné.
2. Logo, logo encontraram
O amigo Chimpanzé
A ele ensinaram
A canção siricoté.
Siricoté, siricoté
Eram quatro pretinhos da Guine
3. Depois veio a girafa
Toda airosa a dançar
Tocava numa garrafa
Pois não sabia cantar.
Siricoté, siricoté
Eram quatro pretinhos da Guine
4. Pouco a pouco a bicharada
Foi chegando à clareira
E com toda a sua graça
Entrando na brincadeira
Siricoté, siricoté
Eram quatro pretinhos da Guine
Foi assim que na floresta
Todo o bicho bateu pé
Foram os quatro pretinhos
A cantar Siricoté
Siricoté, siricoté
Eram quatro pretinhos da Guine
Estas actividades de Expressão e Educação Musical e Dramática destinam-se ao 1.º ciclo do ensino básico.
A interdisciplinariedade
Seguidamente, vou exemplificar como pode haver interdisciplinariedade entre a Expressão Dramática e Musical e as outras áreas curriculares:
Estudo do Meio – trabalho de pesquisa sobre os animais quanto à:
. alimentação
. respiração
. reprodução
Este trabalho será feito em grupo e terá como fontes de consulta: vídeos, visitas de estudo, livros e enciclopédias.
O professor deve orientar o trabalho, motivando a criança para a recolha de dados.
Língua Portuguesa – Escrita de relatórios sobre o trabalho realizado, sua leitura e explicação por um dos elementos do grupo.
Escrita de textos sobre os animais preferidos de cada criança.
Os diferentes tipos de frase.
Matemática – situações problemáticas elaboradas e resolvidas por cada grupo.
Consolidação do algoritmo das quatro operações.
Todas estas actividades terão como base os animais.
Expressão e Educação Físico-Motora – Exercícios de lateralização, equilíbrio e coordenação.
Realização de um jogo: “A toca e os coelhos”
Expressão e Educação Visual – Recorte, colagem e pintura de alguns animais.
Desenho livre sobre os animais que existem na comunidade, onde está inserida a escola.
Educação Cívica – Interiorizar o respeito que merecem os animais e os outros seres vivos que existem na Natureza.
Preservação da Natureza e do património histórico existente na localidade, onde residem.
Respeito pelas diferenças.
JoBat
Sem comentários:
Enviar um comentário