sábado, 26 de abril de 2008

Dramatizações a partir do Projecto P.E.S.

O P.E.S. (Projecto de Educação para a Saúde) do Agrupamento de Escolas de Seia, em parceria com o Centro de Saúde de Seia, promoveu entre 7 e 11 de Abril, a “SEMANA DA SAÚDE”.
Foi uma parceria com o Centro de Saúde de Seia, da qual resultou um conjunto de iniciativas que se realizaram ao longo destes dias.
A primeira actividade foi uma Acção de Formação que decorreu no CISE, no dia 7 de Abril, pelas 21.00, subordinada ao tema “Higiene Pessoal: Factor Promotor de Saúde”. Contou com a participação da turma 8º B e Professores de Teatro, que interpretaram uma dramatização denominada "Revolta das Bactérias" alusiva ao tema e que foi muito aplaudida pela numerosa assistência.

Durante a semana, dirigidas a um público mais localizado decorreram campanhas de sensibilização e rastreios diversos, sempre em colaboração com o Centro de Saúde de Seia.

Culminou esta semana com um Colóquio, realizado na sexta-feira, dia 11 de Abril, no CISE, pelas 21.00 intitulado “Escola, Família, Infância e Adolescência – que caminhos para a Violência?”. Iniciou-se por uma breve performance a cargo de dois docentes da nossa escola: a Dra. Conceição Simões e o Prof. António Batista (e se este não foi surpresa dados os créditos firmados que possui na área da representação e da encenação, aquela foi um verdadeiro espanto para todos, pelo sentido teatral e dramático que foi capaz de imprimir à sua personagem, que deixa adivinhar outras intervenções nesta área, com o mesmo sucesso).

Pretendeu-se que fosse uma abordagem o mais abrangente possível e daí o leque de palestrantes: o Dr. Fernando Horta, Presidente do Conselho Executivo da nosso Agrupamento de Escolas que nos deixou a sua visão da indisciplina e violência que se vive na nossa escola; uma aluna finalista, a Ana Mafalda Abrantes, que nos deixou a perspectiva dos alunos sobre este problema; o Enfº Miguel Pereira, em representação da Associação de Pais e Encarregados de Educação brindou-nos com uma intervenção sentida e emocionada sobre o papel essencial e insubstituível da família no processo educativo dos nossos jovens; o Dr. Maria Jorge Loureiro, Pedopsiquiatra dos Hospital Pediátrico de Coimbra, especialista em problemas da família e da criança, que nos ofereceu uma muito impressiva exposição sobre as causas da violência, numa perspectiva de raiz etiológica; o Tenente Pedro Miguel Reis informou da actividade da Escola Segura, dos números relativos à sua intervenção e das diferentes modalidades que a mesma se reveste; por último, a Dra. Odete Branquinho e o Prof. João Viveiro expuseram o essencial daquilo que é a intervenção da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Seia (C.P.C.J.). Ainda se colocaram algumas questões no final, e haveria motivos para um debate alargado mas o adiantado da hora impediu que o mesmo se concretizasse, ficando em aberto questões a tratar numa próxima oportunidade.

Foi uma semana que, pelo interesse dos temas tratados, pela multiplicidade e riqueza das actividades desenvolvidas mereceu rasgados elogios e expressivas avaliações favoráveis que acabam por ser um alento para a equipa P.E.S. que assim vê reconhecido o seu empenhamento e disponibilidade para a promoção deste tipo de iniciativa.

Informação fornecida pelo Dr. Luís Rente da Escola EB 2, 3 Guilherme Cotrreia de Carvalho e publicada no jornal "Porta da Estrela" de Seia

Sem comentários: