sexta-feira, 17 de julho de 2009

A TeatroteKa como Espaço Simbólico e Inovador



.Dinamização do espaço envolvente;

.Animação das actividades dramáticas e teatrais;

.Elaboração de projectos a longo, médio e curto prazo;

.Avaliação das diferentes intervenções;

.Tarefas de gestão administrativa;
·Conhecimento da legislação;


.Organização de espaços, materiais e recursos humanos;

·Administração de recursos e gestão do Plano de actividades;

.Compra de material de reposição e novas aquisições;

·Classificação, catalogação e controle dos livros teatrais e dramáticos;

·Manutenção de espaços e suas condições de higiene;

.Elaboração de informação e campanhas publicitárias para dar a conhecer e promover a Teatroteka;


Tarefas de Coordenação:


.Com as escolas, associações, instituições e outros agentes culturais

.Tarefas de investigação
.Informação a consumidores e fabricantes.Acessorias a escolas, famílias, associações;


.Preferências do utilizador.Inovações;

.Organização, metodologia da intervenção;

A intervenção educativa numa Teatroteka, tem sempre que estar relacionada com o jogosimbólico/dramático. O jogo simbólicopressupõe uma indução ao jogo dramático.Neste modelo pedagógico os educadores são dinamizadores e facilitadores enquanto os utilizadores deverão ser os verdadeiros protagonistas da acção dramática/educativa.Podem ainda organizar-se outro tipo de actividades sempre intervencionistas tais como oficinas e jogos dirigidos.

Planificação e programação

A planificação e a intervenção numa Teatroteka desenvolvem-se em três níveis:

O primeiro ocupa-se do projecto dramático/educativo;

O segundo das actividades concretas;

O terceiro da programação.

Os procedimentos para organizar e gerir um equipamento são os seguintes:

Aspectos organizativosAdmissões de utilizadores e quotas.

Os animadores de uma Teatroteka, devem saber quem serão os utilizadores a que é dirigido o equipamento, que idades que predominam, quais as suas características, se devem ou não pertencer a uma associação ou grupo, se devem dar-lhes um cartão de utilizadores se devem pagar quota.

Um dos aspectos mais importantes é o financiamento. Este aspecto depende de que tipo de Teatroteka se trate, a sua finalidade e os utilizadores a que é direccionada. Cada Teatroteka, decidirá se deve ou não aplicar o pagamento de quotas, o seu valor e frequência de pagamento. Essas quotas devem no entanto ter sempre em consideração critérios de cariz social. O leque de opções é grande : pode-se pagar segundo o tempo de uso, por dia, quotas mensais, anuais, só de inscrição, há algumas totalmente gratuitas, outras com custo simbólico.

Actualmente elaboram-se de forma digitalizada as bases de dados. Os elementos básicos da dita organização e controle são os livros de registos, as fichas de jogos, as fichas de utilizadores e as fichas de empréstimo.

É um inventário permanente da Teatroteka, com informação, a quantidade de materiais e datas de entrada, aumento de fundo por ano.

Actualmente são em formato digital e contêm toda a informação sobre teatro, desde os aspectos práticos aos didácticos, psicológicos e pedagógicos.

Estes espaços não são um projecto educativo, os objectivos que cumprem são:

.Proporcionar um espaço de jogo induzido, simbólico e dramático, quer pedagógico quer terapêutico;

.Facilitar a relação entre as crianças;

.Proporcionar às crianças exteriorização de sentimentos, emoçoes e sensações;

.Apresentar Festivais e Mostras Teatrais.

Silva Baptista

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