sexta-feira, 4 de abril de 2008

O Teatro na Escola

Não é de hoje que converso comigo mesmo sobre este assunto, confesso que sempre falei baixo para que ninguém ouvisse, mas, acho que essa é hora de promover um debate sobre esta situação.
Acho que toda a gente concorda sobre a importância do Teatro na vida do Ser Humano, seja como instrumento de inclusão social, como terapia, muito embora muitos discordem e, é claro, como instrumento de educação nas escolas. É justamente esse ponto de situação que quero referir, abordar e reflectir.
Eu gostaria que as Oficinas de Teatro fossem integradas nas actividades de enriquecimento curricular das escolas com as disciplinas de Inglês e Ensino da Música. E gostaria que o Ministério da Educação, desse um tratamento mais oficial à arte teatral.
Creio que chegou a hora de sugerir uma mudança de carácter pedagógico em relação a esta arte tão sublime e interessante, colocando as actividades ligadas ao Teatro, num outro patamar.
Como? Que tal se o Ministério da Educação, por exemplo, transformasse as aulas de Teatro, numa disciplina regular? Sim, uma disciplina tal e qual, a Língua e Literatura Portuguesa, a Matemática, a História, a Geografia, E.V.T, as T.I.C.…
Talvez com essa mudança, o Teatro ganhasse um status de maior categoria e importância, alcançando uma maior respeitabilidade entre todos, que de quando em quando, relegam a arte dos palcos. Principalmente, aqueles pais que inscrevem os seus filhos, no clube de teatro da escola, apenas porque não tem como buscarem mais cedo.
Sei que talvez seja utópico de minha parte propor tal discussão, mas espero sinceramente, ter contribuído para alguma reflexão sobre o assunto.
Eis então, a minha sugestão!


Silva Baptista

Sem comentários: