sexta-feira, 4 de abril de 2008

Espaços Inovadores - Teatroteca - Expressão Dramática/ Teatro


“ Novas Vivências… Espaços Inovadores com a Expressão Dramática /Teatro”

É cada vez mais premente, reconhecer a importância da criação de espaços, em que a Expressão Dramática possa ser desenvolvida como área específica, como área interdisciplinar, permitindo, desta forma, que a criança, se integre neste bloco sistémico social, de uma forma plena e harmoniosa, proporcionando-lhe o tempo, o espaço e os recursos adequados, para que possa escolher e desenvolver o Saber Ser, o Saber Estar, bem como o Saber Fazer quer individualmente quer em grupo.
É também fundamental a colaboração, a envolvência de pessoas de diversas áreas de formação e níveis etários, agindo e vivenciando com as crianças, situações e experiências que promovam comunicação e expressão, o brincar e jogar para obtenção de prazer e sentimento de realização.
É cada vez mais relevante criar espaços inovadores, que ofereçam à criança, novas perspectivas, novos horizontes, novas vivências que a desloquem para o mundo da criatividade….

Como proposta, a criação de uma Teatroteca, daria à criança um encontro com um espaço para ler, jogar e interagir, comunicar e expressar-se, descobrir e vivenciar novas situações, experiências, criar … adquirindo prazer e sentimento de realização”.
A Expressão Dramática é uma área que pode combinar as actividades lúdicas com as actividades pedagógicas no sentido da criança desenvolver o seu todo integral .


Através da Expressão Dramática, a criança, não só exercita os sentidos, a memória, a linguagem e o pensamento, sendo esta área, uma mais valia na construção do seu equilíbrio emocional e afectivo, permitindo-lhe, aprender a relacionar-se com o Outro, facilitando o seu processo ensino/aprendizagem, ao adquirir novas competências, novos conhecimentos, sobre si, o Outro e o Mundo. A pedagogia da Expressão Dramática, como trampolim para o Teatro, estende-se por toda a vida, porque o aprender é um processo contínuo, daí a relevância deste espaço inovador, que oferece à criança novas perspectivas, novas vivências e convivências, transportando-a ao mundo do desenvolvimento da criatividade, da imaginação, do sentido crítico, reflexivo e do fantástico.
Um dos caminhos para a transformação do processo educativo da Expressão Dramática, está no diálogo, na relação entre os diversos agentes educativos da comunidade, com a escola e entre si.
Partindo da necessidade lúdica do ser humano e da dimensão especial que o jogo tem na infância e na juventude, este espaço, pode fazer convergir em si efeitos e processos que mesmo não fazendo parte dos programas curriculares ou que não estejam contemplados de uma forma explícita, constituem uma realidade e necessidade dos tempos actuais.
Esta área sintoniza, coordena e inclusivamente incentiva acções (quer dramáticas quer educativas) para que a comunicação no âmbito de uma educação formal e não formal a partir do amplo conceito da palavra JOGAR, se possam adquirir, fundamentos de liberdade e de gosto em que se move tanto a própria actividade dramática, como concepção, de um estímulo e desenvolvimento a partir dos seus elementos lúdico-pedagógicos. Promovendo e sugerindo todo um conjunto de possibilidades criativas abrangendo não só a cultura lúdica, como também a literatura, a música, a plástica, a ciência, a língua estrangeira, as novas tecnologias e outros meios de comunicação...Tudo isto em forma de actividades continuadas ou pontuais, com oficinas lúdicas, ludico- pedagógicas, workshops, conversas informais, apresentação de cenas relâmpago na sala de aula…


Silva Baptista

Sem comentários: